O Tribunal de Justiça do Amapá, deu início, na tarde desta quinta-feira (09), ao curso on-line de Administração Judicial Aplicada, ministrado pelo Instituto AJA. Realizado pelas plataformas Memberkit (Assíncrono) e Zoom (Síncrono), com carga horária de 168 horas/aula. Os ministrantes deste 1º módulo são o juiz federal e professor de mestrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (ENFAM), Carlos Haddad, e pelo doutorando em Operations Management pelo Massachusets Institute of Technology (MIT-EUA), Luís Pedrosa.
O curso, que possui oito módulos e encerramento previsto para o dia 12 de setembro, tem o objetivo de proporcionar aos servidores e magistrados do TJAP aprendizado prático da implantação e operação do modelo de gestão, capacitando-os em administração de unidades judiciárias. A capacitação atende as normas previstas na Resolução ENFAM n° 2, de 8 de junho de 2016, que dispõe sobre os programas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores.
“O Judiciário brasileiro tem um custo alto e pessoas muito qualificadas. O que falta às vezes não é o recurso financeiro, mas método para trabalhar, aplicação efetiva da gestão. Isso é uma preocupação do TJAP para ter bons indicadores, seguindo as orientações nacionais do CNJ, e para alcançar isso precisa ter tecnologia e gestão. O curso vai abordar esse ponto, da Gestão Aplicada à Justiça”, ressaltou o ministrante, juiz Haddad.
No conteúdo programático constam como alinhamento estratégico no 1º módulo: Gestão da Mudança e Melhoria Contínua, Gestão da Mudança, Benchmarking e Boas Práticas, Melhoria Contínua e Não Conformidades, Solução criativa de problemas, Diagnóstico situacional, Diagrama de Causa e Efeito. No 2º módulo, Gestão Estratégica, Planejamento Estratégico e o Poder Judiciário, Execução Estratégica, Execução de Planos de Ação e Plano de Gestão. Como Gestão de pessoas no 3º módulo, a Gestão de Pessoas, Liderança, Gestão de equipes, Gestão de conflitos, Clima e motivação, Engajamento, Qualidade de vida no trabalho, Diagrama de Causa e Efeito Pessoas.
“Esse curso pretende ainda, melhorar o clima da qualidade de vida dos servidores no ambiente de trabalho, pois uma atividade mais consciente deixa todo mundo mais tranquilo com a sensação de dever cumprido, além de autoestima melhor. Isso evita deixar o servidor do Judiciário frustrado, com aquela sensação de ‘enxugar gelo’, de não atender aos anseios da população e na medida que você planta gestão, tudo se transforma. Isso é muito importante para a sociedade, pois o Judiciário é um pilar da democracia, além do melhor serviço a sociedade, o grande ganho da gestão é ter pessoas orgulhosas pelo que fazem, consciente do que realizam e produzindo melhor” completou o ministrante Luís Pedrosa.
No 4º módulo, ainda dentro de tema Gestão de Pessoas, estão: Gestão do Conhecimento e Competências, Comunicação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Competências, Administração da Unidade e Produtividade, Tabela Divisão de Trabalho. Ainda no que diz respeito à Gestão de Pessoas, o 5º módulo, irá apresentar: a Prestação de Serviços, Prestação de Serviços e Poder Judiciário, Administração de Serviços, Infraestrutura e Layout, Sustentabilidade, Tecnologia, Pesquisa de Satisfação, Componentes de Serviços.
Sobre Gestão de Rotina no 6º módulo os assuntos são: Modelo de Gestão, Conceito do modelo de gestão, Implantação do Modelo de Gestão, Execução do Modelo de Gestão, Gestão de Gabinete, Gestão de Audiências, Ritual de Gestão e Painel de Indicadores. O 7º módulo debaterá a Gestão da Rotina, Gestão do Acervo, Eficiência e Fluxos de Trabalho, Tipos de Demandas e Fluxos de Trabalho, Priorização do Trabalho, Histograma, Pareto, Diagrama de Causa e Efeito Rotinas. No 8º módulo: Tópicos avançados, Estimativa de Prazos, Contabilização de resultados, Tabela Prazos Típicos por Classe Processual.
Os participantes do curso irão ter conhecimento para identificar as necessidades de recursos humanos e materiais; Compreender o contexto do trabalho; Compreender a natureza dos fluxos de trabalho; Conhecer os conceitos de produtividade para reduzir perdas e desperdícios; Conhecer os elementos estruturantes do modelo de gestão e assimilar o conceito de melhoria contínua.