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Prêmio CNJ de Qualidade: TJAP conquista segunda melhor pontuação do Brasil em levantamento preliminar no eixo Gestão de Dados e Tecnologia

Publicada em 07/08/24 às 07:50h - 4 visualizações

por JudiciRádio


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 (Foto: JudiciRádio)

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) alcançou a segunda melhor pontuação, 84,16% (542 de 644) dos pontos possíveis, no eixo de Dados e Tecnologia do levantamento preliminar do Prêmio CNJ de Qualidade, promovido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O resultado reflete um significativo avanço em relação ao ano anterior, quando o tribunal atingiu 62,86%.

O eixo de Dados e Tecnologia, conforme o Artigo 12 da Resolução CNJ nº 331 (de 20 de agosto de 2020) – que trata do Prêmio CNJ de Qualidade –, engloba aspectos relacionados à capacidade do Tribunal na gestão de dados e na implementação de soluções tecnológicas para a adequada prestação jurisdicional. Especificamente no caso do Inciso I do Artigo 12, é avaliada a alimentação da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud), que foi onde o TJAP se destacou.

Instituída pela Resolução CNJ nº 331/2020, o DataJud é um sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) destinado ao gerenciamento de dados do Judiciário. Ele visa integrar e padronizar informações judiciais, promovendo maior transparência, eficiência e acessibilidade das informações processuais. O sistema permite a coleta e análise de dados processuais de todos os tribunais brasileiros, facilitando o monitoramento e a gestão do desempenho do Judiciário. 

Confira o Painel interativo com o levantamento preliminar clicando aqui. 

De acordo com o presidente do TJAP, desembargador Adão Carvalho, “vivemos uma verdadeira mudança de paradigma, de padrão de pensamento e ação, quanto ao uso de dados, e esta conquista é um marco importante para o nosso Tribunal”. 

A juíza auxiliar da Presidência do TJAP, Marina Lustosa, acredita que “a melhoria na pontuação do tribunal demonstra um compromisso contínuo com a inovação e a eficiência na gestão de dados, contribuindo para uma prestação jurisdicional mais eficaz e transparente”.

“Essa marca de segundo colocado foi fruto de um esforço coletivo dos servidores da Secretaria de Gestão de Sistemas - SEGES, que têm trabalhado arduamente para implementar soluções tecnológicas e melhorar a gestão de dados”, afirma Luiz Henrique Paranhos, titular da Secretaria e responsável pela coordenação dos esforços. “Destaco o trabalho incansável dos servidores Danilo Machado, Emerson Moda e Jucicleia Castro, que atuaram mais diretamente nesse processo”, complementou.

Com uma média de 384 pontos por Tribunal e 26 tribunais estaduais avaliados, o TJAP ficou abaixo apenas do Tribunal de Justiça de Roraima neste item.

– Macapá, 06 de agosto de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Aloísio Menescal
Arte: Carol Chaves
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