Com o objetivo de preparar magistrados e magistradas e servidores e servidoras da Justiça Estadual para o ingresso em programas de mestrado na área de Direito, a Escola Judicial do Amapá (EJAP) iniciou o workshop "Preparação de Projeto de Pesquisa e Currículo Lattes". O primeiro módulo do curso foi realizado nesta sexta-feira (11) e contou com a participação dos instrutores Daniela Silva Fontoura de Barcellos e Leonardo Monteiro, membros do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A iniciativa é resultado de um convênio entre o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e o PPGD-UFRJ no âmbito do Projeto de Cooperação Interinstitucional Dinter e Minter, que possibilitará a oferta de uma turma de mestrado da UFRJ nas dependências da Escola Judicial, após o processo seletivo realizado conjuntamente pelo Tribunal de Justiça e pela universidade. O edital oferece 24 vagas para profissionais do TJAP e parceiros do Sistema de Justiça.
O curso, iniciado às 8h, tem como objetivo abordar aspectos centrais da construção de um projeto de pesquisa acadêmico e fornecer técnicas para elaborar um currículo eficiente na plataforma Lattes. Durante a manhã, os participantes foram introduzidos aos fundamentos teóricos de ambos os temas, enquanto, à tarde, a capacitação continuou com atendimentos individuais para orientações sobre os projetos de pesquisa, objetivos e dúvidas apresentadas pelos alunos.
A doutora em Ciência Política e coordenadora do Programa de Pós-Graduação da UFRJ, Daniela Barcellos, explicou o formato da aula preparatória para o processo seletivo. “O projeto de pesquisa é um dos principais elementos na elaboração de uma dissertação de mestrado. O curso de hoje tem duração de 8 horas, mas ele não termina aqui. Continuaremos com uma parte online, com mais quatro horas de aula, para esclarecer dúvidas pontuais, após os alunos refletirem melhor sobre seus projetos e realizarem uma reescrita.”
“Estamos muito satisfeitos com a colaboração e com a visão do Tribunal de Justiça do Amapá e da Escola Judicial em investir na qualificação dos seus servidores e magistrados", afirmou a professora.
Leonardo Monteiro, especialista em Direito Educacional e um dos instrutores do curso, também destacou a importância da organização do currículo Lattes para a seleção.
“O currículo Lattes reúne as informações acadêmicas, profissionais e todas as experiências do candidato que está participando da seleção. O projeto de pesquisa é uma espécie de roteiro para a dissertação do mestrado. Ambos são essenciais para a candidatura, e nossa missão aqui é garantir uma seleção proveitosa e equitativa, para que todos tenham as mesmas oportunidades”.
Entenda o que é MINTER/DINTER
Os projetos Minter/Dinter têm como característica a oferta de programas de pós-graduação temporários, direcionados a grupos específicos de alunos. Parte das atividades acadêmicas é realizada em instituições diferentes da sede do programa, criando condições especiais para a formação.
– Macapá, 11 de abril de 2025 –
Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto e Fotos: Fernanda Ferreira
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